sábado, 16 de janeiro de 2010

A agir

Acções a levar a cabo:
  • Fase de Preparação

a) Formação Interna de Caminheiros em dinâmicas de Grupo orientada por um dos dirigentes que é formador qualificado do CNE no departamento regional de Setúbal.
b) Elaboração de “Dossiers” “Ferramentas” para deixar aos diferentes grupos orientado por dirigente e com apoio de uma Educadora de Infância: - Jardins de Infância - Grupo de Escuteiros - Associações Juvenis (incluindo desportivas)
c) Formação geral do Clã sobre Cabo Verde: -Em Crioulo - Na Cultura cabo verdiana de modo geral (usos e costumes típicos que convém conhecer para facilitar a comunicação)
d) Recolha de Livros desde a pré-primária até ao final do secundário em Campanhas junto de particulares e de Editoras.
e) Recolha de material (lençóis, mantas, toalhas, fraldas, ligaduras, etc) para entregar ao Centro de Saúde de Porto Novo Santo Antão
f) Actividades Financeiras que permitam minimizarem os custos pessoais com a actividade. - Pedido de apoio financeiro e em materiais às entidades autárquicas: Câmara Municipal da Moita, Junta de Freguesia da Baixa da Banheira, Junta de Freguesia do Vale da Amoreira. -Pedido de apoio às empresas (comércio local, cadeias de hipermercados, construtores) - Angariação de fundos junto da comunidade paroquial através da venda de trabalhos, sorteio de cabazes de prémios. -Jantares de angariação de fundos em colaboração com a Comissão Permanente de Pais. - Realização do Bar nas Festas da Vila da Baixa da Banheira.

  • Fase de Realização

Limpeza, pinturas dos jardins infantis (creches) pertencentes aos Capuchinhos .
Ateliers sobre dinamização de actividades infantis aos animadores dos jardins de infância Realização de Ateliers/Workshops para os jovens e adultos que lideram grupos de crianças e jovens (animadores adultos escuteiros, jovens em idade correspondente à dos caminheiros e catequistas) sobre:


Liderança; Trabalho em Equipa; Animação de reuniões; Gestão de conflitos; Preparação de acampamentos formativos; História do escutismo mundial; O método escuta; Actividades escutistas típicas (o jogo de pista, o raid, o Fogo de Conselho, …) Higiene e Saúde/Qualidade de Vida (higiene oral) Educação Ambiental (ainda a especificar melhor junto dos parceiros de acordo com as necessidades locais)
Realização de um acampamento em conjunto com os escuteiros de Porto Novo.

Distribuição à Biblioteca local e às escolas de livros escolares e didácticos Distribuição ao Centro de Saúde dos materiais angariados para esse efeito
Realização de uma actividade lúdica para os idosos da “Couvada de bruxa”
Acompanhamento e ajuda aos capuchinhos em algumas actividades do quotidiano
Encontro com os grupos da Paróquia e realização de uma actividade conjunta (vigilia, retiro,…)sobre os valores do cristianismo e como os viver no dia a dia.
Recolha audio e vídeo de canções populares da Ilha, e de lendas
Reportagem sobre a Vida nos mercados

  • Avaliação (como e quando)

Elaboração de uma reflexão individual e escrita sobre as experiências vividas.
Reflexão partilhada em clã e escrita de modo a evidenciar os objectivos individuais e as finalidades do projecto atingidas.
Realização de uma apresentação pública aos parceiros da actividade, ao agrupamento e à chefia regional da IV Secção bem como aos clãs da Região.
Gravar um CD ou DVD multimédia com o relato de toda a actividade e entregar aos parceiros, aos patrocinadores e outros interessados.

O Clã 30.

Sem comentários:

Enviar um comentário